passado a limpo

Após colecionar uma determinada quantidade de periódicos que informam sobre o sistema das artes, elaborei o projeto “Passado a limpo”, no qual as imagens e informações gráficas desapareceriam no processo de sinterização de uma massa para porcelana, modificada estrategicamente para adquirir aspecto similar ao papel, aplicada sobre as folhas dos periódicos. Uma espécie de retorno ao vazio.

Podemos associar este trabalho a uma reflexão dos manuscritos proibidos ou destruídos por aqueles que detinham ou detém o poder de acesso a uma determinada informação visual. Uma imagem que se mantém e silêncio, ou desaparecida.

A ação construtiva da obra obedece a alguns pressupostos técnicos inerentes ao modo de fazer cerâmica, na qual as lâminas de jornal foram usadas como suporte para construção das peças, desaparecendo no forno, como se fora uma fôrma perdida, utilizada na reprodução de uma modelagem de cópia única. Tais procedimentos me levaram a pensar sobre o desaparecimento das informações em nosso dia-a-dia, informações de um mundo apresentado em códigos visuais que tentam apresentar o real, mesmo sabendo que o mundo é uma ilusão.

Após o processo de sinterização das peças, a uma temperatura de 1300º C, o que permitiu a petrificação da pasta e desintegração das informações contidas nos jornais, as informações do passado foram apagadas.

O excesso de informação visual em nosso cotidiano, muitas vezes, nos deixa em estado de excitação e consequente aceleração do pensamento, a inércia do conteúdo sensível pode alcançar níveis até então não imaginados, mesmo quando assumimos o desejo petrificante presentes no silêncio de sua estrutura.

engrossed

After collecting a certain amount of journals that report on the art system, I prepared the project "Engrossed", in which images and graphical information disappear in the sintering process of a clay used for porcelain making, strategically modified to acquire similar aspect to the papers applied on the leaves of the journals. A kind of return to empty.

We may associate this work to a reflection on the forbidden or destroyed manuscripts by those who held or hold the power to access a certain visual information. An image that remains in silence, or missing.

The constructive action of the piece follows a few technical assumptions inherent to the method of producing ceramics in which the paper sheets were used as support to the construction of piece, and which disappears in the furnace like in the processo of lost wax, used in the reproduction of a modeling single copy. Such procedures led me to think about the disappearance of the information in our everyday life, informations of a world presented in visual codes that try to present the real, even though the world is an illusion.

After the sintering process of the pieces at a temperature of 1300th C, which allowed the petrification of the clay and disintegration of the information contained in the papers, the informations of the past were deleted.

The excess of visual information in our daily lives often leaves us in a state of excitement and consequent acceleration of thought, the inertia of the sensitive content may reach unimagined levels hitherto, even when we take the petrifying desire present both in the silence of its structure.