fora de circulação

Pensar sobre a imagem que se encontra em circulação, é atribuir o caráter comunicativo que um determinado meio adquire, no qual ideias e ideais deslocam-se entre fluxos informativos pertencentes ao mundo virtual e físico. O projeto que deu origem à série “Fora de circulação”, iniciada em 2005, correlaciona o trabalho com aspectos socioeconômicos, pois ao associar imagens de realidade social precária a suportes de valor econômico, como a cédula de um real, minha proposta provoca um encontro dissonante entre elementos simbólicos distintos.

Iniciei esse projeto com o registro fotográfico cotidiano das pessoas que estavam dormindo sobre as calçadas ou mobiliários urbanos. Evidentemente, não saí em busca de tais situações, são encontros casuais ao perceber que em meio a tantas ações presentes no dia-a-dia de uma cidade, algumas pessoas encontram-se desconectadas, somando-se aos ruídos e outras manifestações inerentes à dinâmica urbana.

O voyeurismo estabelecido durante nossas caminhadas na cidade que habitamos ou visitamos mantém, em certo sentido, relações com nosso pensamento e imaginação, onde procuramos relações históricas ou vivenciais com algumas imagens que visualizamos. Contudo, a cidade expressa uma dinâmica onde passado, presente e futuro parecem estar dissolvidos sobre uma malha em constante mutação, na qual podemos escapar para devaneios oriundos da nossa memória em choque com o real.

Sempre me interroguei porquê algumas pessoas dormiam durante o dia e não à noite. Imediatamente veio a resposta, veiculada num jornal produzido pelos “moradores de rua”, informando que tais pessoas se sentiam mais seguras quando dormiam sob a “vigilância” da cidade que estava “acordada.

Da discrepância socioeconômica existente em maior número no país, escolhi a cédula de um real, que deixou de ser produzida desde o ano de 2006, para servir de base a essas imagens capturadas nas ruas.

Ao circular por diversos lugares do Brasil e em alguns países da Europa, pude observar a mesma situação: pessoas em estado de sono. Passei, então, a incorporar imagens daquelas pessoas para meu arquivo fotográfico pessoal. Com isso, este arquivo corresponde aos registros fotográficos realizados nas cidades de Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Buenos Aires, Valência, Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Berlin e Amsterdam. Independentemente da situação sociocultural do país de origem, tais pessoas apresentam-se quase sempre enroladas em tecidos ou materiais perecíveis como papelão, plásticos e outros materiais que possam proteger sua identidade ou seus corpos das agressões do tempo e da sociedade.

Imaginar as sobreposições de imagens sociais sobre suportes de valor econômico, como ouro ou dinheiro, me faz refletir sobre os valores sociais e de troca existentes em nossa sociedade. Assim, ao escolher elementos que se encontram “fora de circulação”, proponho discutir o sistema social e as práticas adotadas por aqueles que estudam alguns “desarranjos” espalhados pelas cidades.

Ao elaborar a série “Fora de circulação”, além das associações simbólicas presentes nos elementos postos em contato (cédula e imagem fotográfica) unem-se outras questões relacionadas com o número de imagens acumuladas e apresentadas, vinculadas com a unidade, dezena ou centena de imagens. Outro fator importante que se associa à obra é a correspondência à escala das mesmas imagens fotográficas, pois estas atendem às dimensões encontradas numa cédula de um real.

A escala admitida para apresentar essas imagens parece reduzir o valor humano ao valor da cédula ou sobrepor a essa mesma imagem o que ela possui de frágil e insignificante, quando o poder resolve eliminar seu valor social.

out of circulation

To think about the image that is in circulation is to assign the communicative character that a given environment acquires in which ideas and ideals are moving between information flows belonging to the virtual and physical world. The project that originated the series "Out of Circulation", started in 2005, correlates the work with socioeconomic aspects, for, as I associate images of precarious social reality to the support of economic value, to the ballot of a Real, my proposal causes a dissonant encounter between different symbolic elements.

I have started this project with the daily photographic record of people who sleeping on the sidewalks or urban public facilities. Of course, did not go out looking for such situations. They are casual encounters that take place as I realize that amidst so many actions present in everyday life of a city some people are disconnected, adding themselves to the noise and other manifestations inherent to the urban dynamics.

The voyeurism established during our walks in the city we inhabit or that we visit keeps, in a sense, relationships with our thought and imagination, where we look for historical or experiential relationships with some images that we visualize. However, the city expresses a dynamic where past, present and future seem to be dissolved on a mesh that is in constant change, in which we can escape into daydreams coming from our memory at odds with reality.

I have always asked myself why some people slept during the day and not at night. The answer came immediately came, as I read in a newspaper produced by the "street people", stating that such people felt safer when they slept under the "supervision" of the city that was "awake.

From the existing socioeconomic gap in greater numbers in the country, I chose the ballot of a Real, which is no longer produced since the year 2006 to serve as the basis of these images captured on the streets.

While traveling by several places in Brazil and some European countries, I observed the same situation: people in a state of sleep. I then, started to incorporate images of those people to my personal photo archive. Therefore, this file corresponds to the photographic records captured in the cities of Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Buenos Aires, Valencia, Madrid, Barcelona, ​​Paris, London, Berlin and Amsterdam. Regardless of the socio-cultural situation of the country of origin, such people are almost always wrapped in fabric or perishable materials such as cardboard, plastic and other materials that can protect their identity or their bodies of the attacks of time and society.

Imagining the overlays of social image on supports related to economic value, such as gold or money, makes me reflect on social and exchange values existing in our society. So, when choosing elements that are "out of circulation", I propose to discuss the social system and the practices adopted by those who study some "breakdowns" spread throughout the cities.

In preparing the series "Out of circulation", beyond the symbolic associations present in the elements that were brought into contact (ballot and photographic image) others issuesare gathered issues related to the number of accumulated and presented images linked with the unit, dozen or hundred images. Another important factor that is associated to the work is the correspondence to the scale of the same photographic images, as they meet the dimensions found in a ballot of one Real.

The scale allowed to display these images seems to reduce human value of the currency value or to override to this same image what it has of fragile and insignificant, when the power decides to eliminate its social value.